Fujifilm alerta sobre a importância de utilizar um backup confiável

Fujifilm alerta sobre a importância de utilizar um backup confiável

Análise em parceria com a Ovation Data mostra que, mesmo após reinicialização, informações permanecem nas fitas de armazenamento

Diversas mídias noticiaram no primeiro semestre de 2017, que companhias foram atingidas por ciberataques em mais de 74 países, inclusive no Brasil. Empresas de diferentes segmentos tiveram seus arquivos comprometidos pelo ransomware, um tipo de vírus que restringe o acesso ao sistema infectado, inutilizando o acesso as informações até que o valor do resgate seja pago e os arquivos liberados. Contudo isso não afetou as empresas atacadas que sempre mantêm o backup atualizado uma vez que os dados puderam ser restaurados de forma automática. Isso cada vez mais evidencia a importância do backup para imediata restauração de dados.

“O eminente risco à segurança das informações é sempre presente dentro das organizações. Além dos recentes ciberataques, o uso de fitas magnéticas para backup reutilizadas ou erroneamente denominadas de recertificadas também podem expor dados sensíveis, possibilitando o uso dessas informações de maneira dolosa por terceiros”, destaca Marcelo Lombardi,  Gerente de desenvolvimento de novos produtos na FUJIFILM do Brasil.

A Divisão de Recording Media da FUJIFILM, empresa líder na fabricação de fitas de armazenamento de dados no mundo, em parceria com a Ovation Data Services, Inc. (OvationData), identificou este perigo para as companhias,  a utilização de fitas magnéticas recertificadas. Após análise foi descoberto que é possível recuperar as informações que teoricamente tinham sido apagadas das mídias de armazenamento, causando a exposição de uma ampla gama de dados ao público, sejam eles pessoais, corporativos, financeiros ou prontuários médicos.

Para essa pesquisa, a Fujifilm comprou aleatoriamente um total de 50 fitas de dados LTO recertificadas de cinco revendedoras diferentes, após análise foi descoberto que 48 delas ainda continham informações. Para que sejam apagados os dados de maneira segura e eficaz em uma fita no formato LTO (ou outra fita que utiliza um sistema servo magnético), é necessário uma regravação completa em toda a extensão e em todas as trilhas da mídia. Este processo leva várias horas e não seria economicamente viável para os recertificadores, porém é o que vai garantir mais segurança para as empresas compradoras.

Diante deste cenário, é necessário que as companhias tenham cada vez mais cautela para evitar que seus sistemas sejam atingidos. Infelizmente no Brasil já detectamos fitas reutilizadas sendo comercializadas como novas que podem lesar as empresas que fazem backup no momento em que mais se precisa da recuperação dos dados. Prevenções simples como selecionar distribuidores confiáveis e que operem diretamente com fabricante de fitas magnéticas LTO (Linear Tape Open) garantem o backup seguro e renovador. Neste sentido é importante saber se o Fornecedor de fitas está ligado diretamente ao Fabricante e este fabricante garante o produto no Brasil. A Fujifilm do Brasil possui distribuidores de fitas LTO marca FUJIFILM que só operam com produtos FUJIFILM de origem controlada e além disso, presta suporte pós vendas aos usuários finais – esta é uma medidas que garante maior proteção para os dados armazenados que deve ser considerada na decisão de compra.

Exija fitas LTO FUJIFILM adquirida de distribuidores oficiais para certificar-se de um backup seguro e garantido.

Para mais sobre as soluções Fujifilm acesse fujifilmamericas.com.br.

A FUJIFILM do Brasil Ltda, subsidiária da FUJIFILM Holdings America Corporation consiste de quatro divisões de operação. A Divisão de Imagem oferece produtos e serviços fotográficos a clientes e empresas, como: papel fotográfico, equipamentos para impressão digital, incluindo manutenção e atendimento, filmes, câmeras instantâneas, câmeras digitais e uma extensa linha de lentes e acessórios. A Divisão Médica é fornecedora de produtos e soluções de diagnóstico por imagem para atender as necessidades dos serviços de saúde. As soluções vão de raios x digitais, Synapse® (marca de PACS), a sistemas avançados de mamografia digital, a Fujifilm tem produtos que são ideais para qualquer ambiente de imagem. A Divisão de Sistemas Gráficos oferece produtos e serviços à indústria gráfica comercial e editorial, embalagens e impressão digital de grandes formatos. A Divisão de Recording Media atua com operações de vendas de mídias de gravação de dados. Em 2013, a Fujifilm ultrapassou o marco de 100 milhões de fitas de dados LTO Ultrium fabricadas e vendidas desde a introdução, estabelecendo a liderança e sucesso da empresa como o principal fabricante mundial de fita de dados.

FUJIFILM Corporation, Tóquio, Japão é uma das principais empresas operacionais da FUJIFILM Holdings. A empresa oferece inovação constante e tecnologia de ponta em produtos para uma ampla variedade de indústrias, incluindo: atendimento à saúde por meio de sistemas hospitalares, farmacêuticos e cosméticos, sistemas gráficos, materiais altamente funcionais, dispositivos óticos, imagens digitais e documentos. Todos esses recursos são garantidos por um vasto portfólio de tecnologias nas áreas: química, mecânica, ótica, eletrônica e tecnologias de revestimento de filme. No fechamento do ano fiscal em 31 de março de 2016, a empresa apresentou resultados de faturamento global de US$ 22,0 bilhões, com uma taxa de câmbio de 113 ienes o dólar. A Fujifilm está comprometida com a manutenção do meio ambiente e com boas práticas corporativas. Para mais informações, visite nosso site: www.fujifilmholdings.com.